UOL Música

Universo Sertanejo

20/02/2010

João Bosco e Vinícius de música nova

Está marcado para o dia 22, segunda-feira, o lançamento da nova música de trabalho da dupla "João Bosco e Vinícius".

Pela campanha de lançamento desse novo trabalho, que anuncia que "seu coração vai se apaixonar novamente", muita gente imagina que a canção de trabalho será "Coração apaixonou novamente".

No entanto, algumas rádios tocaram, nessa última sexta-feira, a canção "Sem esse coração", e não demorou para que ela viesse parar na internet.

Na segunda-feira a gente tira a dúvida. Enquanto isso, você pode conferir "Sem esse coração" no tocador abaixo.

*Crédito da foto: Fernando Hiro

Por André Piunti às 02h40

19/02/2010

Emoções Sertanejas - convidados confirmados

Está confirmado, mesmo, para o dia 17 de março, o especial "Emoções Sertanejas", no qual artistas sertanejos dividirão o palco com Roberto Carlos.

O show está marcado para o Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

E vamos ao que interessa. Os convidados divulgados oficialmente são:

-Bruno e Marrone

-César Menotti e Fabiano

-Chitãozinho e Xororó

-Daniel

-Elba Ramalho

-Gian e Giovani

-Leonardo

-Martinha

-Milionário e José Rico

-Nalva Aguiar

-Rionegro e Solimões

-Roberta Miranda

-Sérgio Reis

-Victor e Leo

-Zezé di Camargo e Luciano

Sem querer dar pitaco, mas já dando, o convite à Nalva Aguiar é das melhores notícias possíveis.

Depois eu volto com mais informações.

*Crédito da foto: Edu Garcia/UOL

Por André Piunti às 16h56


E começa o ano dos 40 anos

Nessa última quinta-feira (18), em Vinhedo-SP, Chitãozinho e Xororó realizaram o último ensaio da nova turnê, "Se for pra ser feliz", que estreia no próximo domingo, em São João da Barra-RJ, e deve durar até o segundo semestre, quando a dupla começa a trabalhar mais diretamente nas comemorações dos 40 anos de carreira.

Após quase dois anos viajando com o show "Grandes Clássicos Sertanejos", quase todo acústico e intimista, os irmãos decidiram ir de um extremo ao outro, e os novos arranjos ficaram todos mais "pesados", termo utilizado pelo próprio Chitãozinho.

"A parte musical é a gente que elabora tudo, por isso você vê a gente discutindo o assunto o tempo todo em cima do palco. Sempre foi assim, a gente sempre gostou de tomar conta dessa parte. Os arranjos a gente faz junto com a nossa banda, e dessa vez a gente optou por algo mais pesado em algumas músicas mais agitadas, de mais pegada".

De fato, o repertório deve agradar muito aos que adoram o lado country da dupla. Na lista, estão "Sistema bruto", "Nascemos para cantar", "Bailão de peão" e a mais recente, "Nasci de bota e chapéu", todas arranjadas com guitarras e bateria fortes.

Como não poderia ser diferente, o clássicões continuam lá: "Evidências", "No rancho fundo", "Nuvem de lágrimas" e "Fio de Cabelo", entre outros.

Antes que alguns entendam errado, esses sucessos maiores não sofreram mudanças no andamento nem alterações que incomodem os fãs mais antigos.

Em frente ao palco, gesticulando e andando de um lado para o outro enquanto a dupla cantava, estava Felipe Solari, ex-VJ da MTV, atual contratado da Record, escolhido pela dupla para a direção do novo show.

Solari, de 27 anos, falou sobre a montagem:

"Foi me passado que o show deveria ser algo moderno, até muito do meu convite creio que vem disso, um show com luzes fortes, texturas legais, imagens impactantes. O Xororó viu alguns trabalhos meus como diretor e rolou essa oportunidade".

Solari, que é filho de diretor e formado em escola de Rádio, TV e Cinema, faz sua estreia no meio sertanejo:

"Eu vou te dizer que nao sou o maior fã de musica sertaneja, mas eu sou um grande fã de Chitãozinho e Xororó. A gente sabe que eles já ultrapassaram qualquer barreira de estilo musical e são um patrimônio da música nacional, então trabalhar com eles tem sido, claro, uma grande experiência."

O telão de alta definição, comandado por Alexis Anastasiou, talvez seja o grande elemento que dê, definitivamente, ares de "moderno" à estrutura.

Se a última turnê lavou a alma dos fãs mais tradicionais de Chitãozinho e Xororó, a nova talvez caia nas graças do público de rodeio, que continua crescendo desde que a dupla incorporou o country ao seu estilo musical, lá em meados dos anos 1990.

___

Essa nova turnê não chega a fazer menção direta aos 40 anos de carreira da dupla. Durante um intervalo do ensaio, Chitãozinho contou alguns detalhes sobre as comemorações:

"A gente tem uma estratégia que vai começar a funcionar do meio do ano pra frente, tem bastante coisa em mente. Além de 40 shows especiais, a gente tá planejando um grande show com muita gente participando, convidados que fizeram parte de toda essa nossa história, vamos convidar todo o pessoal.

Além disso, tem o Benedito Ruy Barbosa e a Edmara Barbosa, que estão escrevendo nossa história para a TV. Quando o tempo for passando e as coisas estiverem mais fechadas, a gente começa a divulgar os eventos e etc. Alguns shows ao lado do maestro João Carlos Martins, igual teve ano passado, devem rolar também."

Qualquer novidade que sair, eu publico aqui.

Por André Piunti às 04h11

18/02/2010

Programa Universo Sertanejo #6

Faaala, pessoal.

Entrou no ar, ontem, a sexta edição do programa Universo Sertanejo.

Além de tocar "E daí", de Guilherme e Santiago, música que parece cair cada vez mais no gosto dos fãs de sertanejo, coloquei na seleção musical uma gravação do Marciano ao lado do Milionário e José Rico, "Esta noite como lembrança".

No programa, ainda há Zezé di Camargo e Luciano, Marcos e Belutti, Chitãozinho e Xororó, Os parada dura, Bruno e Marrone, César Menotti e Fabiano e Divino e Donizete.

Para ouvir, basta clicar na imagem abaixo.

Por André Piunti às 00h13


Rolando Boldrin no Carnaval

O carnaval já passou, mas vale registrar a homenagem que a Pérola Negra fez ao Rolando Boldrin, no sábado, no Carnaval de São Paulo.

A escola desfilou com o enredo "Vamos tirar o Brasil da gaveta", dando destaque ao que é popular, mas que nem sempre recebe o tratamento devido.

Boldrin participou do desfile, em um carro alegórico em sua homenagem, retratado na imagem acima.

Por André Piunti às 00h03

17/02/2010

Resultado - "Violino Fernando e Sorocaba"

E saiu o resultado da promoção "Violino Fernando e Sorocaba".

Houve respostas ótimas, o pessoal abusou da criatividade.

Teve gente que fez piada, tentou me agradar, deixou o telefone de contato e tudo mais.

Teve gente, até, que errou o nome da dupla.

Todos os comentários foram lidos, e para os que não ganharam dessa vez, haverá outras oportunidades.

O comentário vencedor é o seguinte:

___

[Mainara] [www.twitter.com/_Mainara_]

"De delegada à celebridade: Todas pagam pau!"

Para quem quiser procurar o comentário, ele foi feito no dia 02/02/2010, às 18:45.

___

Se alguém ficou com alguma dúvida, é só me escrever no email do site (que pode ser visto ali no "Sobre o blog")

Até a próxima promoção =)

Por André Piunti às 22h43


"Os dias vão", a nova música de Maria Cecília e Rodolfo. Ouça!

O carnaval em alguns lugares não acabou ainda, mas a gente já vem com novidades.

Recebi ontem, em primeira-mão, a nova música de trabalho de Maria Cecília e Rodolfo.

A dupla passou as duas últimas semanas trabalhando em cima do novo álbum.

O nome da canção é "Os dias vão".

De acordo com o que me informou o empresário Eduardo Maluf, um novo DVD será gravado em julho, mas o local ainda está sendo definido.

Por André Piunti às 00h42

16/02/2010

Xitãoró e Xorãozinho

Faleceu, nessa terça-feira, o ator/produtor/compositor Arnaud Rodrigues.

Entre inúmeros trabalhos feitos por uma figura marcante na história da televisão brasileira, Rodrigues foi intérprete do personagem Xitaoró, que fazia dupla com Xorãozinho, interpretado por Marcelo de Nóbrega.

A dupla era uma sátira, obviamente, de Chitãozinho e Xororó, e marcou como um dos quadros de mais sucesso da "Praça é nossa".

A foto acima, de divulgação do site do SBT, vem com a grafia dos dois nomes com X, por isso foram escritos assim aqui.

Arnaud Rodrigues é o personagem de cabelo preto.

Por André Piunti às 22h45

15/02/2010

Luciano grava em homenagem à esposa

O cantor Luciano, irmão de Zezé di Camargo, gravou a canção "Esperando neném" e produziu um vídeo em homenagem a sua esposa, Flávia, grávida de gêmeas.

A canção, composta por Chico Amado e Dedé Badaró, já havia sido gravada por Daniel, no CD "Amor absoluto", em 2006.

O vídeo pode ser conferido abaixo.

Por André Piunti às 14h24

Sobre o autor

André Piunti, 25 anos, é formado em jornalismo pela Facamp (Faculdades de Campinas). Natural de Campinas-São Paulo, criou o blog Universo Sertanejo no ano de 2007. Apresenta, desde janeiro de 2010, o programa Universo Sertanejo, líder de audiência na Rádio UOL. Além do blog e do programa, é responsável pelas coberturas especiais sobre música sertaneja no UOL. Apresenta, aos domingos, o Cowboy Nativa, para toda a rede Nativa FM. É autor do livro "Música sertaneja - Uma paixão brasileira".

Sobre o blog

O Universo Sertanejo teve início em 2007, como trabalho e conclusão de curso. A ideia de um portal, como previa o projeto, passou por mudanças e deu espaço a um blog, que se tornou referência em um pequeno espaço de tempo. Maior canal de notícias sobre música sertaneja, o Universo Sertanejo mantém suas atualizações diárias desde março de 2008. Veículo reconhecido no meio, juntou-se ao UOL em janeiro de 2010. contato@universosertanejo. com.br

Site Meter