UOL Música

Universo Sertanejo

20/03/2010

Domingão Sertanejo

Os programas de fim de semana na TV têm levado sertanejos quase que em todas as edições.

Amanhã, dois grandes nomes estarão ao vivo no ar.

No Domingo Legal, no SBT, tem Chitãozinho e Xororó, que estão com CD novo, show novo e tudo mais. No programa, ainda, vai haver a participação do Roger e Robson, citados aqui por causa da música "Livre, leve e solto".

No Faustão, o convidado é o Leonardo, que participa do quadro "Troca de profissão". O cantor passou uma semana gravando cenas trabalhando como pedreiro (foto acima).

Na tarde desse sábado, ainda teve João Bosco e Vinícius no Caldeirão do Huck.

Por André Piunti às 20h01


Acaba hoje - Promoção Eduardo Costa

Pessoal, vai até a meia noite de hoje a promoção que dará direito a um leitor e um acompanhante de conhecer o Eduardo Costa no show em Ibiúna-SP, na próxima terça-feira, dia 23.

A mesma promoção vai sortear 10 livretos sobre o Eduardo Costa.

O resultado dos vencedores do show eu publico amanhã aqui no Universo Sertanejo.

Os sorteados que levarão os livretos serão anunciados durante a semana.

Para participar da promoção, clique aqui.

Por André Piunti às 09h24

19/03/2010

Mandou me chamar?

Está sendo lançado nacionalmente, após um ano de sua gravação, o DVD em comemoração aos 40 anos de carreira da dupla Léo Canhoto e Robertinho.

O DVD foi gravado na Red Eventos, em Jaguariúna, em janeiro de 2009.

Muito se especulou sobre o porquê da demora no lançamento, mas o que importa é que ele está aí.

A partir do dia 26 de março, as lojas (inclusive as online) começarão a vender o CD e o DVD.

Quando o produto estiver disponível, a gente fala mais sobre o assunto.

Abaixo, a lista de músicas do DVD.

___

1. Chumbo quente
2. Pinga no tacho
3. Homem objeto
4. Cachaça neles
5. Apartamento 37
6. A Viagem
7. Quem será
8. O palco caiu
9. Fofinha (Participação de Marrone)
10. Colina do amor
11. To virando pó
12. Vou tomá um pingão
13. A gaivota
14. Soldado sem farda
15. Triste calado
16. Nunca é tarde pra ser feliz
17. Maria das dores
18. 4 horas
19. Meu velho pai
20. O último julgamento

Por André Piunti às 14h56


Programa Universo Sertanejo #10

Fala, pessoal.

Nessa última quarta-feira, entrou no ar a décima edição do programa Universo Sertanejo na RadioUOL.

Comemorando essas dez edições - além de o fato de sermos o programa mais ouvido do ano -, e aproveitando a realização do especial "Emoções Sertanejas", o programa todo foi feito com canções do Roberto Carlos regravadas por artistas sertanejos.

Quando parei para fazer um levantamento de quais sertanejos já regravaram Roberto, fui vendo que a lista é bem extensa.

Decidi, então, escolher 10 canções. O resultado ficou bacana.

Para ouvir, clique na imagem abaixo.

Por André Piunti às 01h46

18/03/2010

Promoção - Fernando e Sorocaba no Villa Country

Dia 25 de março, quinta-feira, acontece no Villa Country, em São Paulo, a estreia da turnê 2010 da dupla Fernando e Sorocaba.

A promessa é de uma produção superior a do ano passado, que já chamou bastante atenção, e os cantores já garantiram que o guindaste, que leva a dupla até o meio da plateia, continua para essa turnê.

Como quem conhece sabe, esses shows do Villa costumam ser especiais, com muita gente do meio presente, o que faz com que os ingressos geralmente se esgotem.

A boa notícia é que o Universo Sertanejo vai dar cinco convites e o direito dessas cinco pessoas visitarem o camarim, tirar foto e tudo mais.

Para concorrer, os interessados vão ter que usar a criatividade e inventar um versinho de rodeio, daqueles que a gente está bem acostumado.

Pode ser engraçado, emocionante, pode falar sério, falar de brincadeira, de qualquer tipo, de qualquer tamanho, mas obrigatoriamente tem que conter o nome da dupla, Fernando e Sorocaba.

Os cinco melhores levarão os ingressos.

O resultado sai dois dias antes, dia 23, terça-feira, no fim da noite.

*Não se esqueçam de preencher o email de vocês, senão não tem como eu entrar em contato com os vencedores =)

Por André Piunti às 18h48


Emoções Sertanejas

Vou fazer diferente hoje, assim como fiz na gravação do DVD do Renato Teixeira com o Sérgio Reis.

O UOL publicou hoje cedo minha cobertura sobre o show, e caso vocês queiram ver, basta clicar AQUI. O álbum de fotos também ficou muito bacana, e pode ser conferido AQUI.

Não tem como ter o blog e deixar de falar sobre o que eu achei do show, mesmo não gostando muito de relatos pessoais por aqui.

De todos os shows que eu já vi ou cobri, creio que jamais algum vá superar o que aconteceu ontem. Chega até ser uma pena saber que só mesmo uma pessoa "especial" como o Roberto Carlos consiga reunir todo mundo como nesse especial. Por mais unidos que sejam os sertanejos - mesmo que por trás dos holofotes haja alguns desentendimentos -, nunca se conseguiu reunir um time tão vasto.

O especial mudou tanto de data que se especulou que talvez ele não fosse acontecer. Por isso, a expectativa só aumentou, e pôde se ver uma emoção acima do normal, com as pessoas chorando, mesmo, ao ver Milionário e José Rico abrir a noite.

Foi um negócio fora do normal. Via-se no rosto de quase todos os artistas um certo ar de incredulidade ao ver aquele ginásio (pouco menos de 10 mil pessoas) gritando a cada anúncio de um novo artista.

Em relação ao assunto "histeria", a entrada do Victor e Leo pôs o ginásio abaixo. A dupla até deu um tempo pra começar a cantar, inclusive, por causa dessa histeria.

Acho que é de se imaginar a minha felicidade, em especial, por ver no palco a Paula Fernandes e o César Menotti, pessoas quase da minha idade dividindo o palco com gente de tanta história. A Paula chegou a dizer, ao microfone, que aquela era a noite mais feliz da vida dela.

Vale a menção às fãs do Leonardo, definitivamente as mais engraçadas. Todos os artistas eram recebidos com gritos do público, mas bastou o Leonardo ser anunciado que muitas delas saíssem tropeçando pelo corredor em frente ao palco, agachadas - algo que não podia, pois atrapalharia a gravação. E tudo se repetiu quando Leonardo voltou ao palco, pra cantar "É preciso saber viver" ao lado do Chitão e do Xororó.

As duas parcerias no palco, aliás (Zezé, Luciano e Daniel, além do Chitão, Xororó e Leonardo), lembraram demais os "Amigos", era só olhar para o lado para ver que muita gente estava comentando a mesma coisa.

É claro, óbvio, que o maior acontecimento da noite foi a presença do Tinoco. Talvez ele ainda receba muitas homenagens esse ano, pois completa 75 anos de carreira e 90 de vida, mas como a de ontem, acho difícil.

Foi muito bonito ver o Roberto Carlos abraçado ao Tinoco, e o Tinoco com o microfone na mão fazendo uma graça com o Roberto, dizendo que deu de mamar pra ele, que sabe muita coisa dele que é melhor nem dizer, e etc.

Lógico que com o Tinoco todo o protocolo foi quebrado. A figura do caipira subiu ao palco justamente pra mostrar que o sertanejo, apesar de toda aquela superprodução granfina, jamais vai deixar de ser simples.

Talvez só tenha faltado mesmo uma música sertaneja pra encerrar a noite, cantada pelo Roberto. Valeu ter visto o cantor, com sua tradicional roupa branca, com um chapelão no final do show, como vocês podem ver na imagem abaixo.

A ordem das apresentações pode ser vista logo depois da foto.

O show será lançado em CD e DVD, além de ser exibido pela Globo, em data ainda não divulgada.

Milionário & José Rico - "A Distância"
César Menotti & Fabiano - "Proposta"
Nalva Aguiar - "As Curvas da Estrada de Santos"
Gian & Giovani - "Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo"
Martinha - "Alô"
Bruno & Marrone - "Desabafo"
Paula Fernandes e Dominguinhos - "Caminhoneiro"
Sérgio Reis - "Todas As Manhãs"
Almir Sater - "No Quintal do Vizinho"
Elba Ramalho - "Esqueça"
Victor e Léo - "Jesus Cristo"
Roberta Miranda - "Eu Disse Adeus"
Zezé Di Camargo & Luciano - "O Portão"
Zezé Di Camargo & Luciano e Daniel- "Quando"
Daniel - "Do Fundo do Meu Coração"
Rionegro & Solimões - "Sentado à Beira do Caminho
Leonardo - "Por Amor"
Chitãozinho & Xororó - "Eu Preciso de Você"
Leonardo e Chitãozinho & Xororó - "É preciso saber viver"
Roberto Carlos - "Como é grande o meu amor por você"
Roberto Carlos - "Cavalgada"
Roberto Carlos e convidados - "Eu quero apenas (um milhão de amigos)"

Por André Piunti às 13h19


Daqui a pouco...

Daqui a pouco tem tudo sobre o show "Emoções Sertanejas", que aconteceu ontem em São Paulo, no qual o Roberto Carlos dividiu o palco com diversos nomes da nossa música sertaneja =)

Por André Piunti às 07h03

17/03/2010

Hudson Cadorini e Rollemax lançam show e canção de trabalho. Ouça!

O cantor Hudson recebeu na noite dessa terça-feira (16), alguns amigos, contratantes e algumas pessoas da imprensa em sua casa, na cidade de Limeira-SP, para apresentar seu novo projeto: Hudson Cadorini e Rollemax.

Foi a primeira vez que pessoas do meio musical (sertanejo, inclusive) puderam conferir o que Hudson preparou durante esses três primeiros meses do ano em que trabalhou na produção de seu novo projeto.

E o que se viu, na verdade, foi um Hudson bastante ciente do trabalho que está fazendo, com uma banda muito preparada - resultado da união de músicos respeitados.

Muitos tiveram a impressão de que após o fim da dupla, o cantor havia jogado tudo para o alto e montado uma banda de rock que não lembrasse nada sua carreira ao lado do irmão.

Viola, sanfona e batidão, de fato, não há. Arranjos pesados e influências do rock dos anos 1980 e 1990 são evidentes, a ideia de levantar o público durante os shows é clara, mas o apelo bastante popular de algumas canções mostram que a banda entra no cenário musical com o intuito de conseguir seu espaço nas grandes festas que acontecem o tempo todo no Brasil.

É notório pelo comportamento e pelas respostas da banda que não há nenhuma intenção de virarem uma banda de gueto, tocando somente para um tipo de público.

É difícil usar um termo específico para definir o estilo, mas alguns elementos do disco já puderam ser vistos ainda na carreira da dupla.

Na apresentação de ontem mesmo, "Frio da madrugada" e "Levo minha paixão", do repertório mais "lado b" da carreira dos irmãos, foram apresentadas.

O CD ainda não tem uma data específica de lançamento. As canções do disco são todas próprias, exceto duas versões, sendo uma delas "Rosanna", da banda americana Toto. Os vocais ficaram por conta do Hudson.

Conversando antes da apresentação, o cantor se mostrou bastante tranquilo com todas as perguntas feitas.

Questionei se não havia passado pela cabeça a hipótese de ter um futuro semelhante ao de outras inúmeras duplas que se separaram e seus integrantes sumiram.

"Pra te falar a verdade, eu nunca me preocupei com isso, eu tenho que me preocupar com meu bem estar. Chegou uma hora que tava bonito na carreira da dupla pra todo mundo, menos pra gente. Geralmente quem separa, não tem nada na manga. No meu caso, eu já produzia meus discos, eu fazia as inovações na dupla, então eu considero que as pessoas vão querer ouvir meu projeto".

E depois de boatos sobre tantas coisas no ano passado, a cabeça hoje está mais tranquila?

"O ano passado foi o pior ano da minha vida. Tive tudo que é problema, problema da separação, empresarial... e de repente, hoje, as coisas tão acontecendo de uma forma tão bacana, tão natural. Esse fato de eu ter dado um tempo nesse ano, uma sumida, fez muito bem, e fez com que as pessoas tivessem curiosidade pelo novo trabalho."

E essas pessoas curiosas quem são? Quem é o público que a banda pretende atingir?

"O público do Edson e Hudson é um público que com certeza vai querer conferir meu show. Nos shows da dupla, eu via os roqueiros, os cabeludos, os senhores, pessoas mais novas. Na verdade, eu acredito que a música estando bem, você leva público pra caramba."

A música de trabalho escolhida se chama "Por que não?", e pode ser conferida logo abaixo.

___

Por que não?

Sei que não
Vou impedir você de
Machucar meu coração
Mais uma vez
E talvez
Mesmo sabendo que eu
Vou chorar
Mesmo assim vou gostar
De te amar

Você faz
Tanta diferença pra mim
Sem você
Tudo é vazio por aqui
Nem o tempo
Pode fazer esquecer
Do amor
Que existiu entre eu e você
E você

Por que não
Você não volta pra mim
Por que não
Você me deixa assim
Por que não
Você não volta pra mim
Por que não
Você me deixa assim
Tão sozinho

Por André Piunti às 03h31

16/03/2010

"Labirinto", a nova música de César Menotti e Fabiano

A dupla César Menotti e Fabiano lança nas rádios, amanhã, sua nova música de trabalho, "Labirinto".

A canção pode ser ouvida abaixo.

___

Labirinto

Sonhos, planos, tudo aquilo que vivemos se perdeu..
Choro,choro,vou ficar com as lembranças que a gente viveu.

Deixa do jeito que tá, não quero explicação
Pode ir embora eu seguro essa separação
Deixa do jeito que tá que eu me viro sozinho
Eu vou tentar te esquecer achar outro caminho.

Sei que não é facil esquecer o amor de uma vida
Nesse labirinto, solidão parece não ter saída.

Sonhos, planos, tudo aquilo que vivemos se perdeu
Choro, choro, vou ficar com as lembranças que a gente viveu.
Foi tão lindo...
Foi tão bom...

Por André Piunti às 15h38


Dupla faz música em homenagem a Dourado, do Big Brother

O pessoal não deixa passar uma.

Enquanto ninguém fez ainda uma música falando do twitter (ou já fizeram?), a dupla Guto e Nando, que já homenageou o goleiro Rogério Ceni em uma canção, publicou um vídeo com uma música sobre Marcelo Dourado, participante do Big Brother Brasil 10.

Confira abaixo.

Por André Piunti às 00h44

15/03/2010

Rapidinhas...

-César Menotti e Fabiano

A dupla César Menotti e Fabiano lança sua nova música de trabalho, "Labirinto", na próxima quarta-feira, dia 17. A música poderá ser conferida aqui no blog, essa semana.

___

-Emoções Sertanejas

Os ingressos para o show "Emoções Sertanejas", que acontece na próxima quarta-feira, dia 17, estão esgotados. A apresentação está marcada para às 21h, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

___

-Zezé di Camargo e Luciano

O nome da dupla esteve presente na mídia durante toda a semana passada. Primeiro, por causa da música "polêmica" que vão lançar,"Tapa na cara". Depois, por boatos envolvendo a vida pessoal de Zezé, algo que tem se tornado bastante corriqueiro.

___

-Sertanejos no exterior

É cada vez maior o número de artistas sertanejos tentando a vida fora do país, e alguns deles com sucesso. Hoje, mais tarde, uma história bem interessante sobre o assunto.

___

-Edson

O novo CD do cantor Edson já está em pré-venda em lojas online. Com 14 faixas, o álbum tem lançamento previsto para o dia 26 de março.

___

-Hudson

Hudson Cadorini e Rollemax é o nome oficial do novo projeto do Hudson. O cantor e a banda estão no Brasil com o CD pronto. Essa semana tem novidade sobre eles aqui no blog.

___

-Prêmio Multishow

Quase todos os artistas sertanejos estão em forte campanha pela indicação ao "Prêmio Multishow". Como comentado aqui, os internautas podem indicar seus artistas em diversas categorias no site da premiação. Esse ano, pela primeira vez, há uma categoria voltada apenas para a música sertaneja.

___

-TVNeja

Por falar em Multishow, tem tido cada vez mais destaque o "TVNeja", sequencia de meia hora só com clipes sertanejos no canal. Apesar de na internet os vídeos serem disponibilizados antes, nas últimas semanas o programa lançou, oficilamente, "Ao vivo e em cores", de Victor e Leo, e "Sem esse coração", de João Bosco e Vinícius.

___

-Programa "Universo Sertanejo"

O programa de rádio "Universo Sertanejo" é o mais ouvido do ano na RadioUOL =)

___

-Nativa FM

Na última quarta-feira, a rádio Nativa FM de São Paulo, uma das maiores sertanejas do país, completou 13 anos.

___

-Promoção

Duas promoções estão rolando aqui no blog. Uma da dupla Maria Cecília e Rodolfo, e outra do cantor Eduardo Costa. Clique sobre o nome deles para acessar as respectivas promoções.

___

-Promoção II

O Universo Sertanejo vai levar cinco fãs ao camarim da dupla Fernando e Sorocaba no show do dia 25 de março, no Villa Country, em São Paulo. A promoção entra no ar nos próximos dias.

___

-João Carreiro e Capataz

A dupla João Carreiro e Capataz, aposta de muita gente para esse ano, está de CD, DVD e site novos. Gravado em Maringá, em novembro, o DVD traz todas as canções mais conhecidas da dupla, que está trabalhando nas rádios a versão em estúdio de "Xique Bacanizado", nome da turnê que farão esse ano.

Por André Piunti às 02h01

Sobre o autor

André Piunti, 25 anos, é formado em jornalismo pela Facamp (Faculdades de Campinas). Natural de Campinas-São Paulo, criou o blog Universo Sertanejo no ano de 2007. Apresenta, desde janeiro de 2010, o programa Universo Sertanejo, líder de audiência na Rádio UOL. Além do blog e do programa, é responsável pelas coberturas especiais sobre música sertaneja no UOL. Apresenta, aos domingos, o Cowboy Nativa, para toda a rede Nativa FM. É autor do livro "Música sertaneja - Uma paixão brasileira".

Sobre o blog

O Universo Sertanejo teve início em 2007, como trabalho e conclusão de curso. A ideia de um portal, como previa o projeto, passou por mudanças e deu espaço a um blog, que se tornou referência em um pequeno espaço de tempo. Maior canal de notícias sobre música sertaneja, o Universo Sertanejo mantém suas atualizações diárias desde março de 2008. Veículo reconhecido no meio, juntou-se ao UOL em janeiro de 2010. contato@universosertanejo. com.br

Site Meter