UOL Música

Universo Sertanejo

08/05/2010

Fã-blogs

No final de 2008, publiquei um texto falando sobre o crescimento de blogs e comunidades do Orkut mantidos por fãs, que ajudavam na divulgação de informações sobre os artistas.

Um ano e meio depois, uma sequência de "fã-blogs" começou a surgir em decorrência do sucesso do Luan Santana.

Assim como fizeram os fãs de Victor e Leo, uma das primeiras duplas a conseguir espaço na internet, os do Luan criam frequentemente blogs para falar ou da carreira do cantor, ou de histórias do fã-clube relacionadas a ele.

Vale o registro, principalmente pelo fato de essa geração de fãs ter surgido já na era digital.

São adolescentes de 14, 15 anos, que dividem o tempo entre ir a escola e atualizar os blogs, que recebem postagens com considerável frequencia.

Boa parte deles tem estrutura legal, bem montada, o que mostra que esse pessoal já tem uma facilidade bem maior do que as gerações anteriores.

Quem tiver curiosidade, abaixo vão alguns deles:

Fã-Clube Digitais, Sempre com você, Máfia Santana, Fã-Clube Jaraguá do Sul, Fã-Clube We Love Luan.

Por André Piunti às 00h46

07/05/2010

Luciano, produtor

O cantor Luciano, que acabou de lançar seu novo disco ao lado do irmão, Zezé di Camargo, está produzindo o primeiro DVD da dupla Laluna e Vinícius.

Vinícius é amigo de Luciano de longa data, além de ser compositor reconhecido e filho da Fátima Leão.

O DVD será gravado em julho, em Sorocaba, interior de São Paulo, e contará com a participação do cantor Edson, da Fátima Leão, e das duplas Felipe e Falcão e Zezé di Camargo e Luciano.

Por André Piunti às 14h04


A corrida pelo "Prêmio Multishow"

O "Prêmio Mutishow", que será realizado em agosto, é motivo de campanha de praticamente todos os sertanejos.

As duplas demoraram alguns dias para começar a pedir aos fãs que votassem, mas quando começaram a fazer isso, entraram de cabeça, e teve início uma disputa entre fã-clubes que deve resultar na maior votação da história do prêmio.

Se os fãs do Edson postaram 8 mil comentários aqui no blog em 2 dias, imagine os fãs de todos os artistas votando durante quase 3 meses.

Supõe-se que pelo fato de o Luan Santana ser o artista da mídia, no momento, e por ter uma legião de fãs dentro da internet, seu nome leva certa vantagem, mas não dá para duvidar da organização de outros fã-clubes.

O alvo dessas campanhas é a categoria "Melhor Artista/Dupla Sertaneja".

O que talvez surpreenda a organização é que o pessoal anda votando em "melhor disco", "melhor cantora" e "melhor cantor", o que pode acabar resultando em um prêmio dominado pelos sertanejos logo na primeira participação deles nessa premiação.

Tirando o gosto de lado, pensando nessas mobilizações de fãs, alguém aposta em quem vai levar?

Abaixo, algumas campanhas oficiais (todas as duplas podem concorrer, abaixo são apenas quatro exemplos de campanha).




*A primeira fase de votações acaba no próximo dia 23. Em seguida, os cinco mais votados começam a disputar entre si a votação que vai de 27 de maio até 22 de agosto. 

Por André Piunti às 10h15

06/05/2010

As mais tocadas...

Quando sugeri que me enviassem perguntas sobre assuntos ligados ao meio sertanejo, a mais recorrente foi sobre as listas de músicas mais tocadas pelo Brasil. Quem faz essas listas? Qual é a confiável?

Existe uma empresa multinacional chama Crowley, de monitoração eletrônica de rádio, que é responsável pela lista mais importante das músicas mais tocadas pelo Brasil.

Os meios musical e empresarial se baseiam na lista da Crowley para tomar decisões.

A empresa acompanha a programação de pouco mais de 350 rádios do Brasil inteiro, e faz os relatórios.

Você é empresário de um artista. Essas listas, que você paga para receber, informam diariamente como anda o desempenho do seu artista. Além de saber se as músicas estão indo bem ou não, você também fica sabendo se o trabalho de divulgação que você contratou realmente é eficiente.

Essas listas são uma forma facilitada de a mídia em geral saber qual artista procurar na hora de buscar audiência. Na sua cidade ou região, talvez determinado nome não faça sucesso, mas em outras regiões, ele pode ser simplesmente o maior.

A principal crítica a esse tipo de medição, é que ela não abrange todas as rádios do Brasil, e sim algumas especificamente.

Aos números:

Das dez músicas mais tocadas nas rádios na última semana, seis são sertanejas.

___

1- I want to know what love is - Mariah Carey
2- Amores Imortais - Eduardo Costa
3- Tapa na Cara - Zezé di Camargo e Luciano
4- Ao vivo em cores - Victor e Leo
5- João Bosco e Vinícius - Sem esse coração
6- Labirinto - César Menotti e Fabiano
10- Quem é - Leonardo

___

É a quarta semana consecutiva que "Amores Imortais", do Eduardo Costa, é a música brasileira mais tocada no país.

O interessante de ter acesso a esse tipo de lista é que ela desfaz achismos, como "tal dupla está em decadência". Basta analisar a lista.

Quando você ouvir de algum veículo grande que um artista está entre os mais tocados da semana ou do mês, saiba que essa informação veio das listas da Crowley.

*Sim, existem outras empresas de medição, mas a Crowley hoje domina o mercado.

Por André Piunti às 12h10


Programa Universo Sertanejo #17

Fala, pessoal.

Entrou no ar, ontem, a décima sétima edição do programa Universo Sertanejo, na Rádio UOL.

O programa teve como tema as modas de viola.

A seleção musical foi feita pensando nos ouvintes, que são um público muito variado, então duplas de várias gerações estão interpretando modas conhecidas nesse programa (de Liu e Léu à João Neto e Frederico).

Por falar nessas modas de viola, um dos próximos programas temáticos será só sobre pagodes =)

Para ouvir, basta clicar na imagem abaixo.

Por André Piunti às 10h47


Bruno e Marrone em pocket show especial

A dupla Bruno e Marrone se apresentou, no final da tarde de ontem, em um buffet infantil, o "Planeta Kids", na cidade de São Paulo.

Ganhadores de promoções dos dias das mães (uma delas realizadas aqui pelo blog), levaram suas mães para assistir a um pocket show com a dupla, tirar fotos e conversar com os cantores.

Bastante à vontade em meio aos fãs, Bruno e Marrone deixaram que os presentes escolhessem o repertório que teve sete músicas, a maioria gravada recentemente por eles, como "Pode ir embora", "Fiel até debaixo d'água" e "Amor não vai faltar".

O momento mais marcante do evento foi quando a dupla apresentou "Sinônimo de amor", música em homenagem às mães, durante a qual Bruno parou de cantar em alguns momentos, emocionado.

De acordo com o cantor, esse tipo de evento é interessante pelo contato maior com o público: "É legal estar entre os fãs, a gente se sente mais a vontade, pode conversar, deixar o povo pedir música", comentou entre uma música e outra.

O pocket ainda contou com uma participação do cantor Sidney do Cerrado, amigo da dupla.

Abaixo, um trechinho da apresentação (vídeo de celular), com o Marrone fazendo primeira voz na música "Fruto especial".

Por André Piunti às 03h11

05/05/2010

"Amor além da vida", a nova música do Eduardo Costa

Antes de uma novela estrear, na pesquisa para saber qual música será a de abertura, alguns compositores baseiam-se na história da trama para compor algo específico para ela.

Eduardo Costa foi um deles, recentemente. 

A música abaixo, "Amor além da vida", composta e produzida por ele, é sobre "Escrito nas estrelas", novela das 6.

Quem acompanha a novela, vai identificar várias passagens na letra. Ele gostou tanto da música, que acabou gravando um clipe para colocar na internet. 

Provavelmente, ela estará em seu próximo DVD, com gravação planejada para o segundo semestre.

Por André Piunti às 12h38


Rapidinhas...

Mais algumas notícias curtas para completar a semana. As "Rapidinhas" voltarão a ser mais frequentes.

-Edson

O cantor Edson se apresentou, no último dia 24, na audição do "Ídolos em São Paulo, a última realizada para a nova edição do programa.

___

-No jornal

A Folha de S.Paulo publicou uma matéria, ontem, mostrando alguns números que comprovam que a música sertaneja é a mais popular do país (clique aqui para ler).

___

-Zezé di Camargo e Luciano

Chegou às lojas, ontem, o novo álbum da dupla, "Double Face". Foram regravados 12 modões de um lado do CD, e isso será assunto de postagens futuras. Abaixo, aos curiosos, Zezé di Camargo e Luciano cantando "Não quero piedade", do Trio Parada Dura.

___

-Michel Teló

O cantor lançou, ontem, sua música nova. A canção, "Fugidinha", é composição do Thiaguinho, do Exaltamsamba, e do Rodriguinho. Pelos compositores, já se deduz que a música tenha uma caída para o pagode. Quem quiser, pode ouvir no tocador abaixo.

___

-César Menotti e Fabiano

A dupla participou, na última segunda-feira, do quadro "CQTeste", do "QCC", e acabou ficando em primeiro lugar no ranking.

___

-Sérgio Reis

O cantor é garoto-propaganda da campanha de vacinação da gripe para idosos, promovida pelo governo de São Paulo, que tem início no próximo dia 8.

Por André Piunti às 04h34

04/05/2010

Do fundo do baú

Gilberto e Gilmar formam uma dupla de longa história, começaram a cantar ainda no final da década de 1960 e logo tiveram apoio de Tonico e Tinoco, os mais respeitados da época.

O primeiro disco é de 1971, e o que pouca gente sabe é que durante boa parte da década de 1970, quem fez a primeira voz foi Gilmar, hoje conhecido como o segunda.

Esse vídeo abaixo é uma raridade que poucos sertanejos têm, pelo menos postados na internet.

A data é por volta de 1982/83, época em que o álbum "Capa de revista" foi lançado. Pela imagem dos cantores, dá para perceber a pouca idade.

Reparem que atrás da dupla, há um baixista, um baterista e um tecladista, mostrando toda a "atitude" e "modernidade" que esses novos sertanejos traziam.

Abaixo, a canção "Capa de revista". 

Por André Piunti às 12h43


E veja só quem apareceu...

Alberto Cowboy, ex-participante do Big Brother Brasil 7, está de volta.

Trabalhando seu primeiro CD, a promessa de ser cantor feita logo após sair do programa parece estar em vias de ser cumprida.

Já está fazendo programas de rádio, TV e tudo mais (esteve, ontem, no Pânico, na Jovem Pan)

O "primo de Victor e Leo"- o quadro familiar é quase como uma premiação - está com as seis canções do disco publicadadas no YouTube.

A quem interessar, abaixo está a canção "De norte a sul".

Por André Piunti às 11h09


Victor e Leo no GNT

A dupla Victor e Leo gravou, nessa segunda-feira, o programa "Marília Gabriela Entrevista".

O bom do programa é que, além de ter duração de meia hora, ele fala dos mais diversos assuntos com o entrevistado.

Na gravação de ontem, de acordo com informações divulgadas pelo canal, além da carreira e da fama, Victor também falou abertamente sobre a depressão que teve logo após a dupla ter alcançado o sucesso.

O programa tem exibição marcada para o dia 23 de maio.

Por André Piunti às 10h46

03/05/2010

Dia do Sertanejo

Hoje, dia 3 de maio, é dia do sertanejo.

Do sertanejo como figura relevante na formação cultural brasileira, que se transformou em um termo de muitos significados, do qual muitos se utilizam com orgulho.

Do sertanejo tratado às margens da sociedade, que mostrou que sua cultura era bem maior que qualquer preconceito.

Do sertanejo que é a base de um povo, independentemente de renegarem ou não essa origem.

Do sertanejo que emprestou seu nome à música que viria a ser a maior do país.

Como escreveu Euclides da Cunha em "Os Sertões", em uma frase que virou um grande clichê, "o sertanejo é, antes de tudo, um forte".

Apesar de não ser exatamente o "dia da música sertaneja", fica aqui o registro.

Por André Piunti às 15h41


Temporada de cruzeiros

Os cruzeiros parecem ter caído de vez no gosto dos sertanejos.

Na semana passada, foram anunciados pela "Olympia Cruzeiros" três cruzeiros: o "Navio Sertanejo com Jorge e Mateus", para fevereiro do ano que vem, o "É o amor", com Zezé di Camargo e Luciano, para março do ano que vem, e o inedito "Navegando com Daniel", programado para dezembro desse ano.

No mês passado, foi divulgado que em 2011 haverá um cruzeiro da dupla Maria Cecília e Rodolfo.

Esse tipo de evento não visa, exclusivamente, o lucro. Há mais coisas envolvidas, como a questão do status, da exposição na mídia e a de acrescentar uma experiência desse nível na biografia do artista.

Os navios não são os mesmos, mas os preços não são tão diferentes. Em média, viajar nesses cruzeiros custa de R$ 800 a R$ 2.500, e o pagamento costuma ser facilitado.

Quem quiser mais informações sobre essas três viagens, pode clicar aqui (Daniel), aqui (JeM) e aqui (ZZeL).

Por André Piunti às 06h00


Rapidinhas...

-Chitãozinho e Xororó

Os projetos envolvendo as comemorações aos 40 anos da dupla serão todos realizados a partir do segundo semestre, incluindo um DVD com diversos artistas convidados.

___

-Fernando e Sorocaba

Está marcado para o dia 21 de agosto, em Curitiba, a gravação do novo DVD da dupla Fernando e Sorocaba. As novidades desse novo trabalho serão contadas aqui em breve.

___

-Eduardo Costa

Quem grava DVD ainda esse ano é o cantor Eduardo Costa. A ideia de gravar um DVD ao lado de Leonardo ainda continua de pé, só que mais para a frente. 

___

-Zezé di Camargo e Luciano

O Twitter da dupla (@zcloficial), que era comandado pela assessoria, agora é utilizado frequentemente por Luciano, que já tem começado a interagir com o fãs.

___

-De site novo

Além de João Bosco e Vinícius, que estrearam site novo na sexta-feira (que as vezes ainda é tirado do ar para alguns ajustes), a dupla Fred e Paulino também renovou o seu (aqui).

___

-Victor e Leo

A dupla Victor e Leo é apoiadora do projeto social/cultural "Vozes do morro", de Minas Gerais. O vídeo da campanha pode ser conferido abaixo.

___

-Jorge e Mateus

Dia 29 de abril estreou, no Multishow HD, o show "Jorge e Mateus Elétrico", gravado dia 11 em Goiânia, que foi comentado aqui. Alguns vídeos estão no YouTube, como esse abaixo

Por André Piunti às 06h00


Resultado: Bruno e Marrone - Dia das Mães

Abaixo, os vencedores da promoção do dia das mães promovida pela dupla Bruno e Marrone.

Os cinco vencedores serão contactados via email até o final dessa segunda-feira.

___

Caio Lucio (31/03/2010 13:27) 

Minha mãe é capaz de dar tudo sem receber nada. De amar com todo o seu coração sem esperar nada em troca. De investir tudo em um projeto sem medir a rentabilidade que lhe trará de volta. Minha mãe segue tendo confiança em seus filhos quando os outros já a perderam. Obrigado por ser minha mãe. Esses faz da minha mae sinonimo de amor ! Mamãe Te Amo !

___

Jairo Lima (30/03/2010 23:16)

Por ter feito tudo por mim, sem se preocupar consigo mesma,

___

Laudimarcia Correia (04/04/2010 21:20)

Minha mãe é sinônimo de amor porque ela quem mais me protegeu nos meus momentos de fragilidade, ela quem mais me encorajou nos momentos de dificuldade, ela quem mais me aconselhou nos momentos de dúvida e rebeldia, ela quem mais me elogiou nos momentos de sucesso. Mãe, obrigada por tudo!!!

___

Samya Augusta (31/03/2010 19:37)

Minha mãe encontra a felicidade quando eu a encontro. Quando eu vivo algo bonito, ela também vive através da minha experiência. Minha mãe reza por mim, até quando eu rezo apenas por mim mesmo. Minha mãe me daria o mundo inteiro se fosse capaz. Por isso minha mãe é sinônimo de amor ... 

___

Raquel Mafort (30/04/2010)

Porque amar é doar-se, é ter gosto vivo por alguém, é querer o bem incondicionalmente.Bem, minha mãe é o maior exemplo, dádiva de Deus,força, fé, amizade, dedicação,companheirismo... enfim AMOR!

Por André Piunti às 05h59

02/05/2010

Ah, Domingo...[34]

O vídeo de hoje não se trata de uma raridade, como de costume, mas sim de um programa que foi ao ar esse ano.

No canal "Globonews" existe um programa chamado "Sarau", em que artistas conversam sobre suas carreiras e sobre música com o apresentador Chico Pinheiro.

Essa edição contou com um bate-papo bem descontraído com o Daniel, Sérgio Reis e Renato Teixeira, um tipo de conversa bem diferente do que a gente está acostumado a ver na televisão.

Abaixo, a primeira parte do programa. Logo em seguida, o link para a segunda parte.

2ª parte

Por André Piunti às 07h00

Sobre o autor

André Piunti, 25 anos, é formado em jornalismo pela Facamp (Faculdades de Campinas). Natural de Campinas-São Paulo, criou o blog Universo Sertanejo no ano de 2007. Apresenta, desde janeiro de 2010, o programa Universo Sertanejo, líder de audiência na Rádio UOL. Além do blog e do programa, é responsável pelas coberturas especiais sobre música sertaneja no UOL. Apresenta, aos domingos, o Cowboy Nativa, para toda a rede Nativa FM. É autor do livro "Música sertaneja - Uma paixão brasileira".

Sobre o blog

O Universo Sertanejo teve início em 2007, como trabalho e conclusão de curso. A ideia de um portal, como previa o projeto, passou por mudanças e deu espaço a um blog, que se tornou referência em um pequeno espaço de tempo. Maior canal de notícias sobre música sertaneja, o Universo Sertanejo mantém suas atualizações diárias desde março de 2008. Veículo reconhecido no meio, juntou-se ao UOL em janeiro de 2010. contato@universosertanejo. com.br

Site Meter