UOL Música

Universo Sertanejo

01/07/2010

Num lugar longe, bem longe...

Desde ontem, estou em uma viagem dentro da Africa do Sul com destino ao local onde o Brasil joga amanhã, Porto Elizabeth.

Em algumas cidades, como a que eu estou nesse momento, "Jeffrey's Bay", a internet não é algo de tão fácil acesso, por isso ontem e hoje fiz apenas algumas postagens rápidas.

Após o jogo do Brasil, volto a postar normalmente.

Por André Piunti às 13h50


Programa Universo Sertanejo #25

Fala, pessoal.

Entrou no ar, ontem, a vigésima quinta edição do programa Universo Sertanejo.

Nessa edição, um especial só com vozes femininas da música sertaneja.

Entre elas, Roberta Miranda, As Galvão, As Mineirinhas, Paula Fernandes e Inezita Barroso.

Para ouvir, basta clicar na imagem abaixo.

Por André Piunti às 05h00

30/06/2010

Nos jornais...

Semana passada, comentei que sairia uma matéria sobre o blog no jornal Agora São Paulo.

Aos que quiserem ler, basta clicar aqui.

Recebi emails de alguns leitores me contando que também saiu um texto sobre o blog no jornal "MTV na Rua". Se alguém tiver como escanear e me mandar, ou me contar o que diz na matéria, por favor me passe no email de contato, ali ao lado direito do blog =)

Por André Piunti às 01h01

29/06/2010

O que eles ouvem? - Luan Santana

Pedi a vários artistas, de todas as gerações, que indicassem três discos para os fãs ouvirem, independentemente dos discos serem de música sertaneja ou não.

As indicações são uma forma interessante de saber um pouco sobre a formação musical de cada cantor.

Colocarei as dicas de um artista por vez.

Para começar, o artista que mais teve destaque em 2010: Luan Santana.

___

-Double Face - Zezé di Camargo e Luciano.


Não são poucos os elogios feitos entre a dupla e o cantor. Luan já se declarou fã por várias vezes, e Zezé e Luciano sempre exaltaram o sucesso do jovem.

Na primeira entrevista que fiz com o Luan, em agosto do ano passado, ele citou Zezé e Luciano.Na última, dois meses atrás, ele citou novamente.

No lançamento do "Double Face", Luciano falou bastante à imprensa sobre o sucesso do garoto e se disse orgulhoso por ver que alguém tão em evidência e tão jovem é seu fã declarado.

Como curiosidade, Luan nasceu um mês antes de "É o amor" ser lançada.

___

-Weathered - Creed 

A geração que cresceu vendo a MTV se lembra bem desse disco, lançado em 2001. Nele, estão músicas como "My sacrifice", "Don't stop dancing" e "One last breath".

Esse terceiro álbum da banda sucedeu o "Human clay", que tinha a canção "With arms wide open", que muitos daqui provavelmente conhecem por ela ter sido tema do "Malhação".

___

-Luan Santana Ao Vivo - Luan Santana


Pode não ter sido o primeiro disco a ter feito sucesso no meio, mas foi o CD/DVD que mostrou Luan Santana para o país todo. Encabeçado por "Meteoro", o trabalho também emplacou "Você não sabe o que é amor" e vem colocando "Sinais" nas listas de mais tocadas.

As vendas desse disco não superaram ainda as 200 mil cópias, e isso mostra muito bem como uma geração vem crescendo sem nenhum costume de comprar CD. Nem todo o fanatismo que existe em volta do cantor consegue mexer nesse cenário. Não por acaso, ele é um dos nomes mais baixado na internet.

Quanto ao DVD, no entanto, os números são bons: próximo aos 70 mil vendidos.

Por André Piunti às 11h17


Tocaram Raul

Ontem, dia 28, Raul Seixas completaria 65 anos.

Comentei no twitter que vários sertanejos já haviam regravado alguma canção do Raul, e fiquei tentando lembrar quais junto com o pessoal do twitter.

As que a gente conseguiu reunir, vão a seguir. Quem se lembrar de mais, pode escrever nos comentários que eu atualizo a lista.

-Chitãozinho e Xororó - Medo da chuva

-Milionário e José Rico - Gitâ

-Zezé di Camargo e Luciano - Tente Outra Vez

-Gilberto e Gilmar - Trem das Sete

-Rionegro e Solimões - Medo da Chuva

Duduca e Dalvan - Maluco Beleza

João Carreiro e Capataz - Meu Amigo Pedro e O Trem das Sete

-Jean e Marcos - Medo da chuva

-Breno Reis e Marco Viola - Eu nasci há dez mil anos atrás

Por André Piunti às 08h53

28/06/2010

Juntos e misturados?

O cantor Eduardo Costa anunciou, em seu Twitter, que é o novo contratado da Sony Music.

Com ele, a Sony aumenta seu casting sertanejo, e une três artistas de uma ligação musical curiosa: Zezé di Camargo, Eduardo Costa e Marcelo Aguiar.

Citado recentemente aqui, o hoje cantor gospel Marcelo Aguiar era a grande aposta sertaneja no final dos anos 1980, quando um ainda desconhecido Zezé di Camargo se aventurava em carreira solo.

Eram dois cantores de estilos muito parecidos, não só na forma de se vestir e de manter os cabelos compridos, mas principalmente no quesito musical. Vários sucessos do Marcelo Aguiar, aliás, são de composição do Zezé di Camargo.

___

___

Acima, Zezé e Marcelo, na época de "concorrentes", seguidos por Eduardo, que apostou no estilo dos antecessores desde o primeiro disco, o da imagem acima

A semelhança entre Zezé e Eduardo creio que seja assunto já resolvido na cabeça de todo mundo.

Os três já chegaram a gravar uma mesma música. De cabeça, me lembro de "Entre ele e eu", gravado por Zezé no primeiro disco ao lado do Luciano.

O estilo romântico, muito sucesso nas décadas passadas, aproxima os três. A grande diferença é que o Zezé virou ícone ao lado do irmão, e os outros dois se destacaram na carreira solo (Marcelo como cantor gospel).

Durante os dias nos quais viajei com o Eduardo Costa para fazer aquela matéria publicada aqui em maio, conversamos sobre músicas antigas, inclusive algumas do Marcelo Aguiar.

Nessa aproximação que a música gospel está tendo com o público em geral, e tendo em vista que as relações ficam facilitadas estando dentro da mesma gravadora, não seria demais pensar em uma participação do Marcelo Aguiar no próximo DVD do Eduardo Costa, que será gravado no segundo semestre.

Seria um acontecimento e tanto para os fãs do sertanejo daquela época, que tão poucos representantes tem hoje.

Abaixo, a música do Marcelo Aguiar que, na minha singela opinião, poderia ser gravada pelos dois.

Por André Piunti às 07h44


Terras de Chitão, caminhos de Xororó

E já começam a surgir homenagens à dupla Chitãozinho e Xororó, que completa 40 anos em 2010.

Recebi por email, o vídeo da música "Terras de Chitão, caminhos de Xororó", composta pelo Edson Mello (o compositor de "Paz na cama", do Leandro e Leonardo).

Quem canta é a dupla Cleyton e Nando.

O vídeo pode ser conferido abaixo.

Por André Piunti às 07h42

27/06/2010

Ah, Domingo...[38]

A dupla Chrystian e Ralf foi assunto recorrente aqui na penúltima semana, e sempre que se fala deles, os comentários sobre a qualidade vocal dos irmãos aparecem aos montes.

O vídeo de hoje é uma apresentação, na TV, feita ao vivo, ao lado de Bruno e Marrone.

O contraste entre as vozes é grande, já que uma é extremamente suave e a outra muito firme, e torna o encontro muito interessante.

No vídeo abaixo, Bruno e Marrone cantam "Bijouteria" ao lado de Chrystian e Ralf.

Por André Piunti às 08h14

Sobre o autor

André Piunti, 25 anos, é formado em jornalismo pela Facamp (Faculdades de Campinas). Natural de Campinas-São Paulo, criou o blog Universo Sertanejo no ano de 2007. Apresenta, desde janeiro de 2010, o programa Universo Sertanejo, líder de audiência na Rádio UOL. Além do blog e do programa, é responsável pelas coberturas especiais sobre música sertaneja no UOL. Apresenta, aos domingos, o Cowboy Nativa, para toda a rede Nativa FM. É autor do livro "Música sertaneja - Uma paixão brasileira".

Sobre o blog

O Universo Sertanejo teve início em 2007, como trabalho e conclusão de curso. A ideia de um portal, como previa o projeto, passou por mudanças e deu espaço a um blog, que se tornou referência em um pequeno espaço de tempo. Maior canal de notícias sobre música sertaneja, o Universo Sertanejo mantém suas atualizações diárias desde março de 2008. Veículo reconhecido no meio, juntou-se ao UOL em janeiro de 2010. contato@universosertanejo. com.br

Site Meter