UOL Música

Universo Sertanejo

07/08/2010

Últimos dias - Promoção João Bosco e Vinícius

Amanhã, domingo, é o último dia para participar da promoção que vai sortear 5 kit's com CD/DVD da dupla João Bosco e Vinícius.

Para participar, clique aqui.

Por André Piunti às 03h37

06/08/2010

E o "Ídolos"?

São 9 finalistas, dois deles sertanejos e bem cotados para ganhar o programa.

Um deles, Israel Lucero, segue aquele estilo que sempre surge no programa, com um jeito de cantar mais "Zezé di Camargo".

O outro, Rodrigo Valentin, parece se encaixar melhor nesse estilo mais jovem de música sertaneja.

Pelo andar da carroagem - e pelo fato de a música sertaneja ser a melhor forma de um "ídolo" se formar hoje -, pelo menos um dos dois participantes estará na final. 

Quem não acompanha o programa e não conhece nenhum dos dois, abaixo vai uma apresentação de cada um.

O que você acha?

Israel Lucero - A fila anda

___

Rodrigo Valentin - Azul

Por André Piunti às 09h44


Rapidinhas...

Algumas notícias rápidas para encerrar a semana.

-Daniel

O cantor se apresenta, dia 24 de outubro, no "Brazilian Day" de Lisboa, Portugal.

___

-Criança Esperança

A Rede Globo divulgou a lista de artistas que participará do Criança Esperaça, no dia 14. De sertanejos, estarão presentes Luan Santana e Paula Fernandes.

___

-Luan Santana

O DVD do cantor foi confirmado para o dia 11 de dezembro. A cidade será divulgada durante o rodeio de Barretos, no final desse mês.

___

-Maria Cecília e Rodolfo

A dupla confirmou a participação do grupo Exaltasamba para seu próximo DVD, que será gravado nos próximos dias 13 e 14, em São Paulo.

___

-César Menotti e Fabiano

A dupla leva seu novo show para São Paulo, dia 13, no Credicard Hall. É a primeira vez que eles mostrarão a nova montagem para o público paulistano.

___

-Fernando e Sorocaba

A dupla foi destaque na Revista Caras dessa semana. Quem gosta de fotos, pode clicar aqui.

___

-Matogrosso e Mathias

A dupla trabalha em um CD novo que deve ser lançado ainda esse ano.

___

-Tradição

A nova formação do Tradição lançou um clipe da música "Perigo", gravada ao lado de Danilo Dyba, do grupo Kanoa. O vídeo segue abaixo.

Por André Piunti às 09h27


Finalmente

Já comentei por aqui diversas vezes que Campinas, minha cidade, passou faz tempo da marca de 1 milhão de habitantes e não tem nenhum evento sertanejo.

O rodeios são proibidos por lei, e feiras agropecuárias não são tradicionais.

Na região, inúmeras cidades têm eventos que realizam shows sertanejos, como Jaguariúna, Americana, Sumaré, Indaiatuba, Paulínia e mais uma lista imensa.

Em Campinas, no entanto, nunca tem nada.

Por isso mesmo é que eu reservei uma postagem só para falar que, finalmente, a cidade vai ter um evento que atende ao seu porte.

O "Campinas Country Music", anunciado durante a coquetel em homenagem aos 40 anos de Chitãozinho e Xororó, deu início à sua campanha de divulgação.

O evento terá shows de Victor & Leo, João Bosco & Vinícius (no Trio Elétrico), César Menotti & Fabiano, Fernando & Sorocaba, Maria Cecília & Rodolfo e Maurício & Mauri.

Todas as apresentações em um dia só, 26 de setembro, um domingo.

Como vocês podem ver na imagem acima, o evento homenageará Chitãozinho e Xororó, que moram na cidade.

Que alguma tradição, enfim, comece a ser criada.

Por André Piunti às 09h19


Nova York

Não costumo divulgar promoções que não têm ligação com o blog, mas essa é uma oportunidade incomum.

A dupla Zezé di Camargo e Luciano, que se apresenta no "Brazilian Day' de Nova York, dia 5 de setembro, vai levar um fã junto, com tudo pago.

Quem quiser participar e ler como funciona a promoção, é só clicar na imagem abaixo.

Por André Piunti às 09h11

05/08/2010

Poderia ter sido...

Existem músicas nas quais pessoalmente nós apostamos muito, mas que por diversos motivos não emplacaram.

Ou pelo fato de a dupla não ter conseguido muito sucesso em um disco, ou por esse disco ter tido outros sucessos que deixaram a música que você gostava para segundo plano.

Creio que todos vocês tenham na ponta da língua (ou do dedo) algumas canções que adoram, e que acham que nunca receberam a devida atenção.

Vou citar três minhas, e irei repetir postagens desse tipo mais para frente, pois músicas preferidas são o que não faltam.

Fiquem a vontade para citar as suas nos comentários.

___

-Nem é bom lembrar, de Zezé di Camargo e Luciano

A música é do CD de 1995, que tinha "Pão de mel", "Sem medo de ser feliz", "Vem ficar comigo" e "Menina Veneno". Ou seja, conseguir destaque em um disco com tantos destaques era realmente complicado. Não me lembro ter ouvido alguma regravação dela nos últimos anos, mesmo porque não é das músicas mais fáceis de cantar.

___

-Pago calado, de Bruno e Marrone

A música faz parte do segundo CD da dupla, que ficou conhecido do público sertanejo um bom tempo após ser lançado, quando a dupla conseguiu certo destaque no meio. A grande diferença deles para Zezé di Camargo e Luciano é que a dupla de irmãos fez sucesso já no primeiro CD, e Bruno e Marrone lançaram 6 antes de estourarem nacionalmente. Ou seja, há muita coisa boa do Bruno e Marrone escondida do grande público. Essa canção é uma delas, e ao contrário de outras músicas do mesmo álbum, não foi resgatada pela dupla em CD's posteriores, como foi o caso de "Favo de mel" e "Fruto especial".

___

-Onde anda você, com Di Paullo e Paulino

A canção pode ser encontrada no ao vivo, de 2008, mas já havia sido gravada pela dupla. Foi gravada, também, por Rick e Renner nos anos 1990. É uma das tantas ótimas canções da carreira do Di Paullo e Paulino, dupla que tem uma das formas mais bonitas de cantar da atualidade. Como curiosidade que talvez muita gente já saiba, um dos principais incentivadores da carreira da dupla é o Leonardo, que já chegou a bancar parte dos custos de alguns trabalhos da dupla, por amizade. O cantor Eduardo Costa já comentou que tem vontade de regravar a canção em seu próximo DVD.

Por André Piunti às 09h47


Programa Universo Sertanejo #30

Fala, pessoal.

Entrou no ar, no final da tarde de ontem, a trigésima edição do Universo Sertanejo.

E essa edição é especial do dia dos pais.

Todas as canções giram em torno do assunto "pai".

Algumas homenagens, muito bonitas, e algumas canções de histórias e dramas complicados, algo bastante comum dentro da música sertaneja.

Entre os intérpretes escolhidos, estão Daniel, Bruno e Marrone, Rick e Renner, Chitãozinho e Xororó, Trio Parada Dura, Tonico e Tinoco e vários outros grandes nomes.

Para ouvir, basta clicar na imagem abaixo.

Por André Piunti às 08h45

04/08/2010

A história do fax

Lembrando de algumas histórias engraçadas que os sertanejos contam na TV, assisti novamente, hoje, o que para mim é uma das melhores de todas.

Não vou contar o final, mas a história envolve a dupla Cezar e Paulinho, o João Paulo, do Daniel, e um aparelho de fax.

Por André Piunti às 20h50


Ring Ring

Em 2008, a dupla Bruno e Marrone e o grupo Tradição gravaram, em parceria, a música "Só tá faltando você",  que não foi lançada em nenhum CD por não ter havido autorização.

Quem acompanha a música sertaneja, sabe que versões de músicas latinas e do country americano fazem parte da história do gênero.

O curioso da canção citada logo acima é que ela se trata de uma versão dos suecos do ABBA.

A versão em português pode ser conferida abaixo. Na época, o Michel ainda era o vocalista do grupo.

Em seguida, o clipe da música original, chamada "Ring Ring".

___

Por André Piunti às 09h34


Mais uma história...

Nos anos 1960, Léo Canhoto era um empresário de duplas sertanejas.

Tinha nas mãos, inclusive, Vieira e Vieirinha, grandes representantes da música caipira.

Defendia a ideia de que a música sertaneja precisava mudar, aceitar influências de música estrangeira, e aproveitar o legado que a Jovem Guarda terminava de deixar dentro da música brasileira.

Por mais que uma mudança passasse pela sua cabeça, as duplas que ele empresariava não aceitariam a mudança, mesmo por já terem sucesso no que faziam da forma tradicional.

Quando conheceu Robertinho, no final dos anos 1960, viu a oportunidade de colocar suas ideias em prática.

Como "Os hippies do sertanejo", a dupla Léo Canhoto e Robertinho foi lançada e se tornou um dos grandes nomes dos anos 1970.

O primeiro grande sucesso foi "Apartamento 37".

Ouvindo hoje, a música pode até parecer comum, mas até a época do lançamento dessa música, só existia o que nós conhecemos como música caipira.

A dupla foi, também, a primeira a gravar com banda. Antes, os arranjos ficavam no violão, viola, sanfona e voz.

Quem não conhece, a canção "Apartamento 37" segue abaixo.

Por André Piunti às 09h26

03/08/2010

Discos para o segundo semestre

*Atualizado às 19:10

Muita gente mandou email nas últimas semanas perguntando sobre lançamentos e próximos trabalhos de determinados artistas.

Resolvi reunir todas as informações que tenho aqui e postar no formato das "Rapidinhas", que é o preferido da maioria.

Se faltou alguém, vocês podem colocar nos comentários que eu acrescento aqui.

Mais detalhes sobre os discos serão dados assim que as datas de lançamento dos mesmos forem se aproximando.

___

-Leonardo

O cantor entra em estúdio já no início desse mês, entre essa e a próxima semana. O lançamento será feito até o final do ano.

___

-Bruno e Marrone

A dupla já está gravando seu novo disco, que será de inéditas e de estúdio. A previsão de lançamento é para o mês que vem, setembro.

___

-Eduardo Costa

O cantor grava, dia 2 de outubro, em São Paulo, seu segundo DVD da carreira. Como convidados, já estão confirmados o cantor Belo e a cantora Paula Fernandes. A gravação acontece no Credicard Hall, e o lançamento é para esse ano.

___

-Edson

O cantor grava, ainda esse ano, um CD ao vivo, somente voz e violão. A gravação acontecerá em São Paulo, mas a data ainda não foi divulgada.

___

-João Neto e Frederico

A dupla lança, entre agosto e setembro, o CD/DVD "Só Modão", com participações de Eduardo Costa, Fernando e Sorocaba e João Carreiro e Capataz.

___

-Zé Henrique e Gabriel

O novo disco da dupla, "Tá tudo ok", chega às lojas essa semana.

___

-Luan Santana

Luan grava em dezembro, ainda sem local definido, seu segundo DVD. Terá a participação de Ivete Sangalo e Zezé di Camargo e Luciano. O repertório ainda está aberto, mas algumas músicas já foram escolhidas. Em Barretos, ele apresentará pela primeira vez uma música do novo CD.

___

-Marcos e Belutti

A dupla grava, nesse segundo semestre, seu segundo DVD. A data ainda não está definida, mas a gravação será em São Paulo.

___

-Michel Teló

Gravado em Lages-SC, em junho, o CD e o DVD devem ser lançado entre agosto e setembro.

___

-Renato Teixeira e Sérgio Reis

Gravado em janeiro, com a participação de Paula Fernandes e Victor e Leo, acabaram ficando mesmo para esse segundo semestre, mas ainda o mês não foi divulgado.

___

-Rick e Renner

A dupla está em fase de finalização do novo trabalho, e a ideia é que seja lançado nos próximos meses. Como Renner é candidato, a dupla não poderá fazer divulgação em televisão até a eleição. Logo, imagina-se que o lançamento seja depois de outubro.

___

-Victor e Leo

Como anunciado aqui, está programado para setembro um novo CD, inédito, 100% autoral.

___

-Rionegro e Solimões

Como também já comentado aqui, a dupla tem planos de gravar, em setembro, seu novo DVD, mas ainda não há nada fechado, como data ou local.

___

-Maria Cecília e Rodolfo

Gravam, no próximo dia 13 e 14, o novo CD/DVD na cidade de São Paulo, no Espaço das Américas. O DVD terá a participação do grupo Exaltasamba.

___

-Fernando e Sorocaba

A dupla grava, dia 21 de agosto, o terceiro DVD da carreira. A gravação acontece na cidade de Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba. O lançamento será, também, nesse segundo semestre.

___

-Chitãozinho e Xororó

A programação é que dois DVD's da dupla sejam lançados esse ano. Um ao lado dos cantores da nova geração, que foi gravado na semana passada, em São Paulo, e outro ao lado de cantores da mesma geracão da dupla, que será gravado no mês de setembro.

___

-Hugo Pena e Gabriel

A dupla grava, dias 25 e 26 de agosto, em Curitiba, seu segundo DVD. O trabalho contará com a participação de Zezé di Camargo e Luciano e do grupo Calcinha Preta.

___

-Marco e Mário

Entre agosto e setembro, a dupla lança seu segundo disco pela Sony Music. A primeira música de trabalho já foi divulgada na internet, com o nome de "Vem ni mim", que pode ser ouvida abaixo.

___

-Jorge e Mateus

O novo disco sai em setembro, e "Amo noite e dia", que fará parte desse trabalho, ficou mais de um mês no topo das músicas mais tocadas no Brasil. Uma outra música, "Tempo ao tempo", vazou em uma versão não definitiva, e acabou indo parar como trilha de uma matéria no Fantástico. Quem quiser ouvir "Tempo ao tempo", é só utilizar o tocador abaixo.

Por André Piunti às 09h29


1.000.000

Ontem, o blog atingiu a marca de 1 milhão de acessos só nesse ano.

Na semana passada, comentei que o programa de rádio, que também leva o nome de Universo Sertanejo, fechou o semestre com uma audiência de meio milhão dividida entre 25 edições, líder de audiência na Rádio UOL.

Três anos atrás, o que motivou a criação do blog era a vontade de que a música sertaneja fosse tratada, jornalisticamente, como qualquer outro estilo musical.

Após alguns bons meses de trabalho, o blog passou a ser fonte de informação de rádios, sites, revistas e jornais.

Hoje, o Universo Sertanejo, além de ser o maior canal de música sertaneja da internet, também é está entre os blogs musicais, em geral, mais frequentados.

Por mais que eu seja responsável por todos os textos, as discussões e algumas indignações nos comentários mostram que a maioria que aqui frequenta, tem consciência de que esse espaço não foi conquistado facilmente e de que há a obrigação de utilizá-lo para preservar toda a cultura responsável por esse sucesso atual da música sertaneja.

Cabe a mim, dosar o que é relevante ou não, e o que é necessário ou não, como em qualquer veículo jornalístico.

Que o nosso espaço cresça cada vez mais, e que a música sertaneja, com todas as suas épocas e seus estilos, possa estar sempre em destaque.

Por André Piunti às 09h19


Mais uma aposta

Em um meio em que o apadrinhamento tem sido cada vez mais importante, a dupla Alex e Konrado traz uma particularidade.

Não só são apadrinhados por um artista de sucesso, como são também empresariados.

Eduardo Costa apostou nos paulistas que se conheceram em Ribeirão Preto, sete anos atrás, e os ajudou na gravação do primeiro DVD da carreira, lançado em julho passado.

Hoje, fazem parte da Talismã, escritório que gerencia as carreiras do próprio Eduardo, do Leonardo, Paula Fernandes e Pedro e Tiago.

A dupla tem forte influência dos anos 1990, que pode ser conferido nas interpretações do primeira voz, Alex, nas músicas que exigem mais.

A dupla passou o primeiro semestre gravando e, depois, preparando a turnê do primeiro DVD da carreira, lançado em julho.

A primeira música de trabalho da dupla é "Sou viciado em você". Um dos trechos mais interessantes, no entanto, me pareceu ser um medley de alguns sucessos sertanejos, que tem início com "Dez minutos", do Chrystian e Ralf.

Por André Piunti às 09h10

02/08/2010

Concluindo...

Lembra do CD do Victor e Leo, de duas músicas, que estava sendo vendido a R$ 1,200?

Foi vendido.

Por André Piunti às 19h01


O que eles ouvem? - Marcos e Belutti

A dupla Marcos e Belutti lançou, em 2010, o segundo CD da carreira, intitulado "Nosso lugar".

Desse trabalho, faz parte a música "Será que vai rolar", que tem repercutido muito nas rádios durante os últimos meses, e que é, atualmente,  a música tema do "Vai dar namoro", quadro do programa "Melhor do Brasil", do Rodrigo Faro.

Apesar do pouco tempo juntos, o que poderia causar algum estranhamento, os dois não são novatos no meio, ambos têm carreiras anteriores ao lado de outros parceiros.

Pedi aos dois que sugerissem discos que estivessem entre os seus favoritos, sertanejos ou não.

As sugestões seguem abaixo.

___

-Belutti


 

Bruno e Marrone - Ao Vivo (2001)

Muito provavelmente o disco mais importante da década passada, por ter popularizado a ideia do acústico ao vivo e colocado, enfim, Bruno e Marrone no patamar das maiores duplas. Esse disco, também lançado em DVD, veio após aquele acústico simples, de 2000, motivado pelo sucesso que a dupla fez na pirataria com algumas versões gravadas em rádio. Nesse disco , há músicas como "Amor de carnaval", "Meu jeito de sentir" e "Por um minuto". Marcos, parceiro do Belutti, também indicou esse.

___

Luis Miguel - Vivo (2000)

Luis Miguel tem uma legião de admiradores no Brasil, fãs de seu estilo romântico, que o transformou no artista latino mais assistido ao vivo de todos os tempos. Em seu trabalho, há algo que o aproxima bastante de alguns cantores sertanejos: o bolero. Esse estilo musical está presente na música sertaneja há anos, tanto que muita gente trata o estilo apenas como parte da música sertaneja (o que não é verdade). O disco citado pelo Belutti, gravado ao vivo em 2000, no México, traz canções como "Tú, solo tú", "Te propongo esta noche", e um medley de boleros como "El día que me quieres"e "Solamente una vez", que fizeram parte de seu álbum "Segundo Romance".

___

Michael Bublé - Crazy Love (2009)

Bublé é um cantor canadense de 34 que talvez muita gente aqui não conheça. Vendeu 25 milhões de discos pelo mundo, o que é uma marca expressiva, se levarmos em conta a era da internet e da música gratuita. É, também, um cantor essencialmente romântico. O álbum "Crazy love" é seu mais recente trabalho, lançado no ano passado, e traz a canção "Hold on" como maior sucesso.

___

-Marcos

João Paulo e Daniel - Ao vivo em Brotas (1997)

Único disco ao vivo de João Paulo e Daniel, trazia uma seleção de sucessos da própria carreira. Surgiu logo após a dupla ter aparecido nacionalmente com "Estou apaixonado". O sucesso do álbum se deve muito ao fato de suas grandes músicas não serem conhecidas do grande público, eram apenas sucesso no meio sertanejo. O disco era muito eclético, um dos primeiros a misturar o sertanejo romântico com modas de viola e virar sucesso de vendas. Nesse trabalho, havia as modas "Dia de visita", do Moacyr Franco, seguida de "Olhos claros", uma continuação música anterior, composta por Rick, João Paulo e Daniel. O álbum ainda trazia "Só dá você na minha vida", "Rosto molhado" e "O cheiro dela".

___

Michael Jacskon - Dangerous (1991)

Lançado em 1991, é o segundo disco mais vendido da carreira do cantor, e ficou dois anos na lista dos mais vendidos. Superou, por alguns poucos milhões, o álbum "Bad", que tinha, além da música que dá nome ao disco, canções como "Smooth criminal" e "I just can't stop loving you". No "Dangreous", havia a música "Black or white", que deu origem a um clipe mais do que conhecido, no qual havia aquele efeito "metamorfose". O lançamento do clipe foi transmitido ao vivo para 27 países, aproximadamente 500 milhões de pessoas. Foi na turnê desse disco que o cantor apresentou "The lean", o passo no qual os dançarinos iam caindo para frente e ficando em um ângulo aparentemente insustentável.

___

Bon Jovi - Have a nice day (2005)

Disco relativamente novo da banda, o nono de estúdio, teve como maior sucesso a música que dá nome a trabalho, "Have a nice day". O álbum traz uma curiosidade que se aproxima, de alguma forma, com nosso meio: a música "Who says you can't go home?", gravada ao lado da cantora country Jeniffer Nettles, do Sugarland. Pela primeira vez, uma banda de rock ficou em primeiro lugar nas paradas de música country, justamente por causa dessa parceria. Tamanho sucesso fez com que, dois anos depois, a banda lançasse o "Lost Highway", um CD bem mais voltado para o country.

Por André Piunti às 09h09


Promoção - João Bosco e Vinícius

A dupla João Bosco e Vinícius definiu, na semana passada, sua nova canção de trabalho: "Tema diferente".

A música faz parte do mais recente CD/DVD da dupla, lançado no primeiro semestre desse ano, que teve "Sem esse coração" como carro chefe.

Aproveitando o lançamento da nova música, o Universo Sertanejo vai sortear cinco kit's com o CD e o DVD "Coração Apaixonou".

Para participar, é só você dizer, nos comentários dessa postagem, qual sua música preferida desse trabalho.

Pode participar quantas vezes quiser.

Não se esqueça de preencher o campo de email, pois é a única forma de me comunicar com os vencedores.

A promoção se encerra no próximo domingo, dia 8, às 23:59.

O resultado sai aqui durante a segunda-feira, dia 9.

Quem ainda não conhece, segue abaixo o vídeo de "Tema diferente", que começará a ser trabalhada nas rádios durante essa semana.

Por André Piunti às 08h26

Sobre o autor

André Piunti, 25 anos, é formado em jornalismo pela Facamp (Faculdades de Campinas). Natural de Campinas-São Paulo, criou o blog Universo Sertanejo no ano de 2007. Apresenta, desde janeiro de 2010, o programa Universo Sertanejo, líder de audiência na Rádio UOL. Além do blog e do programa, é responsável pelas coberturas especiais sobre música sertaneja no UOL. Apresenta, aos domingos, o Cowboy Nativa, para toda a rede Nativa FM. É autor do livro "Música sertaneja - Uma paixão brasileira".

Sobre o blog

O Universo Sertanejo teve início em 2007, como trabalho e conclusão de curso. A ideia de um portal, como previa o projeto, passou por mudanças e deu espaço a um blog, que se tornou referência em um pequeno espaço de tempo. Maior canal de notícias sobre música sertaneja, o Universo Sertanejo mantém suas atualizações diárias desde março de 2008. Veículo reconhecido no meio, juntou-se ao UOL em janeiro de 2010. contato@universosertanejo. com.br

Site Meter