UOL Música

Universo Sertanejo

14/08/2010

César Menotti e Fabiano no Credicard Hall

A dupla César Menotti e Fabiano se apresentou, nessa sexta-feira, no Credicard Hall, em São Paulo.

Fiz a cobertura para o UOL, que pode ser conferida clicando aqui.

Hoje, cubro a segunda noite de gravações do DVD da dupla Maria Cecília e Rodolfo, e amanhã sai a cobertura por aqui.

Por André Piunti às 15h15

13/08/2010

Ensaio

Como já comentado aqui, Maria Cecília e Rodolfo gravam seu novo DVD hoje e amanhã, no Espaço das Américas, em São Paulo.

No sábado, haverá a participação especial do grupo Exaltasamba.

Durante essa última semana, a dupla e o grupo ensaiaram a música "O Troco" e disponibilizaram o áudio na internet.

Por André Piunti às 11h27


Valéria

Quem está com DVD na praça é a Valéria Barros, que por anos fez parte das mineirinhas, e hoje trabalha como backing vocal da dupla Guilherme e Santiago.

Trata-se de um DVD, chamado "Chonado e Chorado", só com participações especiais, e a lista é grande: Di Paulo e Paulinho, Otávio Augusto e Gabriel, Maida e Marcelo (filhos do Voninho), Carlito e Baduy e do João Mulato.

Além disso, conta também com a presença de ex-parceiras, como a Eleusa e a Patrícia.

O trabalho é praticamente todo feito de modas famosas e apaixonadas, o que já dá para perceber ao ver a lista de convidados. Abaixo, dois vídeos do DVD.

O primeiro, é a cantora falando um pouco da sua formação musical, que é bem interessante.

O segundo, uma reunião de cantos folclóricos, em um estilo "folia de reis", com a participação de todos os convidados.

Por André Piunti às 11h01


Agora também no rádio

Tão acostumado a dar notíticas aqui, reservo esse espaço para dar uma sobre mim.

No próximo domingo, estreio em toda a rede Nativa FM, o programa "Cowboy Nativa", ao lado do radialista Renato Rainha.

O "Cowboy Nativa" vai ar às 20h, e terá uma hora de duração.

Apesar do nome, não se trata de um programa country, é apenas uma marca da empresa.

Levarei um pouco do que já faço na internet para a rádio: informações, entrevistas e uma seleção musical que tenta sair um pouco do que a gente ouve diariamente nas rádios.

Aos que ainda não têm a cobertura da Nativa FM em sua cidade, podem ouvir através do site www.nativa.band.com.br.

No domingo, dia da estreia, eu ponho um lembrete aqui para quem quiser ouvir e porventura esquecer.

A chamada já está sendo veiculada desde terça-feira.

Quem quiser ouvir, segue abaixo.

Por André Piunti às 09h50

12/08/2010

Poderia ter sido... Nova Geração

Na semana passada, citei três músicas que achei que poderiam fazer sucesso, mas que por diferentes motivos não tiveram muito destaque.

Propuseram, então, que eu fizesse só com o pessoal que surgiu nos últimos anos.

E fazendo a postagem, vi que se tratava de um desafio, principalmente pelas discografias não serem tão extensas, e pelo fato de algumas duplas atuais terem estourado em seus primeiros discos (que vai de encontro com aquela história da falta de bagagem que muita gente cita aqui nos comentários).

Quem tiver suas dicas, é só usar os comentários.

___

-Insegurança, com João Bosco e Vinícius

A música pode ser ouvida no primeiro DVD da dupla, que teve bastante repercussão. A popularidade da dupla na época, entretanto, não pode ser comparada a tudo que aconteceu depois de "Chora, me liga". Apesar de não me agradar o teclado da introdução, é minha música favorita da dupla até hoje.

___

-Chuva de Bruxaria, com Victor e Leo

Conseguir se destacar naquele primeiro disco do Victor e Leo a fazer sucesso realmente não era tarefa fácil. A lista de músicas bem sucedidas além do sertanejo é grande para um disco só: Fada, Amigo Apaixonado e Vida boa.

A letra da música, mais elaborada que as outras, pode ter sido empecilho para uma maior popularidade, além do título não ter o mesmo apelo que "Fada", por exemplo.

___

-Rasgando a madrugada

A canção deu nome ao segundo disco oficial do cantor, e apesar de ser conhecida de todos os fãs, nunca conseguiu uma maior atenção. O cantor não tinha ainda a popularidade que tem hoje, e a canção chegou a tocar pouco nas rádios.

Quando gravou seu DVD, lançado em 2007, Eduardo regravou algumas canções próprias, mas essa ficou de fora. É possível que ela esteja no novo DVD dele, com gravação marcada para outubro.

Por André Piunti às 08h49


Prêmio da Música Brasileira 2010

Foi realizado ontem, no Rio de Janeiro, a festa de entrega do Prêmio da Música Brasileira 2010 (conhecido nos últimos anos como Prêmio Tim, agora sem o patrocinio da empresa de telefonia).

Dois sertanejos foram premiados:

Na categoria Canção Popular, Zezé di Camargo e Luciano venceram como melhor dupla.

Na categoria Regional, Chitãozinho e Xororó venceram como melhor dupla.

Quem quiser conferir a lista completa, pode clicar aqui.

Por André Piunti às 07h21


Programa Universo Sertanejo #31

Fala, pessoal.

Entrou no ar, no finalzinho da tarde de ontem, a trigésima primeira edição do programa Universo Sertanejo, na Rádio UOL.

Nessa edição, um especial de músicas sertanejas religiosas.

Como a gente sabe, os sertanejos sempre tiveram ligações muito fortes com a religião, e a grande maioria já gravou canções com esse teor.

Nesse programa, músicas nas vozes de Zezé di Camargo e Luciano, Bruno e Marrone, Victor e Leo, Pedro Bento e Zé da Estrada e muitos outros nomes mais do que importantes.

Para ouvir o programa, basta clicar na imagem abaixo.

Por André Piunti às 07h18

11/08/2010

Concurso Cultural - Luan Santana no Villa Country

Como todos sabem, a Olympia Cruzeiros realiza, de 14 a 17 de dezembro, o Cruzeiro do Luan Santana, que terá cobertura do Universo Sertanejo.

E como preparativo para o evento do final do ano, nós vamos levar dois fãs, com acompanhante, ao camarim do Luan Santana no Villa Country, em São Paulo, dia 26/08.

O concurso cultural não é restrito a nenhuma região, mas o ganhador concorda em ser o responsável por eventual transporte e hospedagem.

A promoção é apenas para maiores de 18 anos, já que não são permitidos menores no Villa Country.

Quem quiser ganhar, vai ter que abusar da criatividade. Os dois vencedores serão aqueles que responderem, da forma mais criativa, "Por que o Cruzeiro do Luan Santana vai ser imperdível?"

As respostas precisam ter, obrigatoriamente, mais de 200 caracteres. Se a resposta tiver menos de 200 caracteres, será desclassificada.

O único fator que definirá o vencedor será a criatividade.

Para participar, basta enviar a frase para o email promocao@naviodoluansantana.com.br, até o dia 23 de agosto, às 15h.

Não se esqueça de enviar, no email, seu nome e telefone.

Qualquer dúvida, é só escrever para o mesmo email citado acima.

Por André Piunti às 17h58


O tal do preconceito

Todo mundo diz que existe um preconceito contra a música sertaneja (e obviamente existe), mas nem sempre existem exemplos.

Vou publicar aqui abaixo uma das passagens mais claras de descaso para com a música sertaneja, cometida 12 anos atrás, justamente por um dos jornais mais respeitados do país, a Folha de S.Paulo, que hoje já dá um espaço muito mais respeitoso ao nosso estilo musical, maior até que seus concorrentes.

O trecho abaixo foi escrito por Renata Lo Prete, jornalista que, na época, era Ombudsman do jornal (uma espécie de ouvidor, que serve como crítico do veículo para o qual trabalha).

As críticas dela falam da cobertura da doença e morte do Leandro.

"A Folha, que já havia perdido a batalha da qualidade na cobertura da doença de Leandro, perdeu também a da agilidade no desfecho do caso.Era de esperar que tentasse se recuperar no dia seguinte. Não foi o que aconteceu. As três páginas que dedicou ao tema na quarta-feira são um exemplo de desleixo editorial.

Para começar, mais de 30 horas depois da morte, anunciada antes mesmo de a edição do dia anterior chegar às bancas, a reportagem principal começava com a frase: "o cantor Leandro, 36, da dupla Leandro & Leonardo, morreu à 0h10 de ontem devido'' etc. ''Para que eu ainda preciso disso?'', perguntou um leitor, bombardeado por TV e rádio, diante de tamanha preguiça. No texto, estava errado o horário do sepultamento. Em outra página, os irmãos que originaram o nome artístico da dupla apareciam como gêmeos em texto e com idades diferentes em identificação de foto.

A mais previsível das gafes não ficou de fora: a Folha deu como morto Leonardo, em vez de Leandro, em texto sobre as duplas sertanejas (no dia seguinte, para completar o vexame, nota na Ilustrada ironizava o fato de Paulo Henrique Amorim ter cometido deslize igual na TV Bandeirantes). Na crítica interna, observei que a Folha costuma caprichar na apresentação de coberturas especiais.

Desta vez, no entanto, a página principal trouxe uma foto acanhada, espremida entre duas massas de texto, com resultado sem nenhum apelo visual. Esses descuidos não são fruto apenas da afobação do jornalismo diário. Resultam antes da má vontade com que a Folha cobriu o caso Leandro. Música sertaneja não é assunto na Folha, porque supostamente seu público não a consome. Esse raciocínio míope fez com que o jornal acompanhasse o drama do cantor de forma extensiva e superficial."

O bom é que, hoje, dificilmente vemos erros como esses em grandes jornais, justamente pelo espaço e respeito que a música sertaneja conseguiu.

O texto completo da Renata Lo Prete sobre o assunto pode ser conferido clicando aqui.

Por André Piunti às 15h43


Vídeo oficial de Zezé e Luciano

Em maio desse ano, foi realizada a festa de lançamento do CD "Double Face", de Zezé di Camargo e Luciano, que teve cobertura aqui do blog.

Foi postado na internet, um mês atrás, um vídeo oficial do evento, com declarações interessantes da dupla e do seu Francisco, pai deles, a respeito do disco de modões.

O vídeo pode ser conferido abaixo.

Por André Piunti às 09h34

10/08/2010

Encerrado - Promoção - César Menotti e Fabiano no Credicard Hall

*Após o sorteio realizado através do site Random.org, o ganhador é Ricardo Sarti

___

A dupla César Menotti e Fabiano se apresenta, nessa sexta-feira (13), no Credicard Hall, em São Paulo.

Os irmãos trazem para a cidade, pela primeira vez, a turnê do álbum "Retrato".

O Universo Sertanejo, ao lado da Universal Music, vai dar um par de convites para o show.

Você não precisa necessariamente ser de São Paulo para concorrer, mas precisa ter recursos para ir até o local no dia da apresentação.

Aos que não puderem participar, na segunda-feira tem a continuação da promoção, que atenderá os fãs de todas as partes do Brasil.

Para concorrer, você deverá dizer qual sua música preferida do novo CD da dupla César Menotti e Fabiano, "Retrato".

O vencedor será escolhido via sorteio, e você pode participar quantas vezes quiser, utilizando o espaço para comentários dessa postagem.

A promoção é rápida: o resultado sai na quinta-feira, 12, ao meio dia.

Por André Piunti às 19h05


A música sertaneja no Multishow

Desde o ano passado, o canal Multishow deu início a uma abertura para a música sertaneja pouco comum em canais da TV a cabo.

Semelhante a isso, só a MTV, nos anos 1990.

Além de criar a TVNeja, um horário apenas com clipes sertanejos dentro de seu tradicional programa TVZ, o canal abriu espaço para o gênero em sua premiação anual, o "Prêmio Multishow", que está em sua décima sétima edição.

A abertura, como todos imaginam, foi ocasionada por essa mais recente ascensão da música sertaneja, que atingiu públicos até então distantes do sertanejo.

Em conversa com o Universo Sertanejo, a gerente de produtos e negócios do Multishow, Stella Amaral, disse o seguinte:

"A entrada da música sertaneja na grade do Multishow aconteceu de forma natural. Nossa programação sempre esteve voltada para os gostos e interesses dos jovens de 18 a 34 anos e esta faixa de público curte gêneros musicais diferentes e está em constante mutação.

Esse trecho da resposta mostra, claramente, quem essa nova geração da música sertaneja conseguiu atingir. O termo "universitário", apesar de não agradar muita gente, traça com uma boa exatidão quem foi o público que levantou essas novas duplas.

A frase "esta faixa de público curte gêneros musicais diferentes e está em constante mutação" também explica o principal desafio que os novos cantores têm, que é de manter o sucesso em meio a um público pouco fiel.

"Nós temos a obrigação de acompanhar essa galera e por isso o TVZ, programa que nasceu junto com o canal, é tão democrático e diversificado. Além do TVNeja, temos o TVZ Experimente, uma faixa de clipes dedicada apenas para artistas de fora do mainstream. Tem espaço e respeito pra todo mundo.", completa.

Lembrando que, no final de abril, o Multishow HD exibiu o show "Jorge e Mateus - Elétrico", gravado no início do mês na cidade de Goiânia.

Por André Piunti às 12h59


Especial na Globo

O jornalista Flávio Ricco, que escreve para o UOL sobre televisão, publicou ontem que existe uma conversa dentro da Rede Globo que poderá resultar em um especial de fim de ano com duplas sertanejas da nova geração.

Como ele deixa claro no texto, trata-se apenas de uma possibilidade, nada mais do que isso.

Por causa da nota divulgada por ele, várias conversas cruzadas surgiram ao longo do dia, como a que dizia que estaria sendo pensado o "Novos Amigos", já que o diretor desse provável especial será Aloysio Legey, diretor dos "Amigos", na década de 1990.

Por enquanto, tudo no campo da especulação.

Abaixo, a nota divulgada por Ricco:

"Não há nada oficial ainda, mas especula-se que a Globo esteja em vias de autorizar a produção de um especial com os sertanejos universitários, como César Menotti e Fabiano, Jorge e Mateus, João Bosco e Vinícius, Maria Cecília e Rodolfo, além de outros na mesma linha.

A ideia é fazer um programa para o fim de ano, com direção do Aloysio Legey, e depois transformá-lo em CD e DVD".

Por André Piunti às 04h27


Esclarecendo

Os número de postagens diárias está começando a aumentar aos poucos e, respondendo a uma pergunta recorrente, não há um horário padrão para a publicação das notícias.

O que vai acontecer a partir dos próximos dias é que o blog será atualizado ao longo do dia, e não só apenas uma vez só, como costuma acontecer.

Justamente para que caso vocês entrem aqui mais de uma vez por dia, possam encontrar informações diferentes. 

Por André Piunti às 02h09

09/08/2010

Rapidinhas...

-Daniel

O cantor participa, amanhã, do aniversário de 60 anos da AACD, que será realizado Sala São Paulo, em São Paulo. Daniel se apresentará ao lado do maestro João Carlos Martins.

___

-Fugidinha

A canção de Michel Teló passou das três milhões de visualizações no YouTube, no vídeo postado em seu canal oficial dois meses atrás. O grupo Exaltasamba também gravou a canção em seu novo CD/DVD, que será lançado ainda esse mês. A composição é dos pagodeiros Thiaguinho, vocalista da banda, e Rodriguinho.

___

-Fernando e Sorocaba

A dupla continua divulgando na internet canções inéditas que farão parte de seu novo DVD. Quem quiser conferir as músicas, pode clicar aqui.

___

-Chitãozinho e Xororó

O DVD "Entre amigos", programado para o mês que vem, tem a data prévia de 28 de setembro, uma terça-feira. Mesmo que o dia mude, a gravação será no final do mês.

___

-Barretos

Semana que vem, tem início a 55º Festa do Peão de Barretos. O evento acontece de 19 a 29 de agosto, e contará com a apresentação da cantora Mariah Carey.

___

-Rodeio de Osasco

O rodeio de Osasco, que aconteceria de 06 a 16 desse mês, foi cancelado devido a falta de lugar para a realização do evento. Isso justifica a quantidade de shows em São Paulo e em cidades próximas na última e na próxima semana. Como o rodeio foi cancelado e as duplas estavam com toda a logística programa para estar em Osasco, algumas regiões que não estão acostumadas a receber muitos shows, receberam mais de um na mesma noite, como no caso de Campinas.

___

-Músicas que poderiam ter sido sucesso

A postagem da semana passada rendeu várias indicações, e a discussão vai continuar nos próprios comentários da postagem. Quem quiser acompanhar, pode clicar aqui.

___

-Marcos e Belutti

A dupla Marcos e Belutti está lançando sua nova música de trabalho, "Sem me controlar", após ter passado o primeiro semestre divulgando "Será que vai rolar". Para ouvir a canção, é só utilizar o tocador abaixo.

___

-Luan Santana

O cantor resolveu "voar" durante seus shows. Luan é suspenso por cabos durante a música "Vou voar", e passa por cima do público. A cena pode ser conferida abaixo.

Por André Piunti às 10h26


Resultado - Promoção João Bosco e Vinícius

Foi encerrada, ontem pela noite, a promoção que sorteou 5 kits com CD e DVD da dupla João Bosco e Vinícius.

Foram 3096 comentários, ao longo de sete dias de promoção.

Lembrando que a campanha teve a intenção de apresentar a vocês, a nova música de trabalho da dupla, "Tema diferente".

O sorteio foi feito através do site Random.org, como todos os sorteios feitos aqui no blog.

Agradeço a todos que participaram de mais uma promoção aqui no Universo Sertanejo.

Abaixo, os cinco vencedores:

___

-Daniela Ap. Oliveira (danielladanii@)
-Rafael Mendes (rafex2007@)
-Ricardo Caetano (ricardocaetanoflamenguista@)
-Fernanda Alves (financeiro@)
-Victor235 (victorpg235@)

Por André Piunti às 09h25

08/08/2010

Sertanejo dos Pais

Como comentado aqui na última quinta-feira, o programa Universo Sertanejo dessa semana foi especial com músicas que homenageam os pais, ou que narram histórias de relacionamentos entre pais e filhos.

Aos que quiserem ouvir e não ouviram ainda, é só clicar aqui para conferir o programa.

Para hoje, escolhi uma canção que não fez parte desse programa, e que muita gente conhece por ter estado na trilha sonora de "Dois filhos de Francisco", apesar de se tratar de uma regravação.

No vídeo abaixo, uma montagem feita por um internauta com a música "Eu e meu pai", nas vozes de Zezé di Camargo e Luciano.

Por André Piunti às 10h45

Sobre o autor

André Piunti, 25 anos, é formado em jornalismo pela Facamp (Faculdades de Campinas). Natural de Campinas-São Paulo, criou o blog Universo Sertanejo no ano de 2007. Apresenta, desde janeiro de 2010, o programa Universo Sertanejo, líder de audiência na Rádio UOL. Além do blog e do programa, é responsável pelas coberturas especiais sobre música sertaneja no UOL. Apresenta, aos domingos, o Cowboy Nativa, para toda a rede Nativa FM. É autor do livro "Música sertaneja - Uma paixão brasileira".

Sobre o blog

O Universo Sertanejo teve início em 2007, como trabalho e conclusão de curso. A ideia de um portal, como previa o projeto, passou por mudanças e deu espaço a um blog, que se tornou referência em um pequeno espaço de tempo. Maior canal de notícias sobre música sertaneja, o Universo Sertanejo mantém suas atualizações diárias desde março de 2008. Veículo reconhecido no meio, juntou-se ao UOL em janeiro de 2010. contato@universosertanejo. com.br

Site Meter